Esta área foca-se nas seguintes questões de investigação:
- Como se pode modelar a relação entre a formação e o mercado de trabalho de modo a que os fundos disponíveis para a formação vocacionada possam ser utilizados mais eficazmente de modo preparar os funcionários portugueses?
- Como podem ser entendidos e modelados os mercados de trabalho de modo a que o desemprego seja reduzido através de políticas mais eficazes?
- Como podem os contratos públicos eletrónicos ser desenvolvidos para melhorar os mercados públicos, nomeadamente para aumentar a participação das PMEs e a contratação tecnológica?
- Como se deverá exercer a estratégia de profissionalização dos contratadores públicos de acordo com as diretrizes da Comissão Europeia através de uma especificação clara dos perfis profissionais e dos critérios de conhecimento?
Estas linhas de investigação serão conduzidas em cooperação com a empresa digital (Vortal) e com outros grupos de Investigação, sendo eles: European Central Bank, European Commission, IEFP, Florida Atlantic University (Prof. Eric Prier e Prof. Cliff McCue), Universität der Bundeswehr München (Prof. Andreas H. Glase Prof. Michael Eßig), University of Rome-Tor Vergata (Prof. Gustavo Piga) e CONSIP (Italian Central Purchasin Body, Master Antonieta Coppola).